segunda-feira, 20 de julho de 2009

O DONO DA PIZZARIA.

Dessa vez nosso Pequeno Timoneiro se superou. Ao chamar os congressistas que querem a cabeça de Sarney e a CPI da Petrobrás de pizzaiolos, Lula perdeu a noção do que fala. Afinal, dono de uma esmagadora maioria de votos na Câmara dos Deputados e uma base de apoio considerável no Senado, o Presidente se esqueceu que é o dono da Pizzaria chamada Congresso, onde manda e desmanda. A foto que estampou a primeira página dos principais jornais do país, mostrando o caloroso abraço de Lula e Fernando Collor, foi a última demonstração de que o líder sindical morreu, deixando apenas o líder político carismático e demagogo. Lula abandonou todos os seus princípios. Ao saber de uma denúncia na imprensa sobre qualquer coisa, ao invés de mandar apurar, prefere xingar a imprensa. Se tornou defensor ferrenho de todos aqueles que um dia chamou de picaretas, esquecendo até as sujeiras da campanha eleitoral de 1989.

Não me surpreenderia ao ouvir Lula dizer que o impeachment de Collor foi injusto, na verdade isso seria até coerente com tudo o que Lula vem dizendo e fazendo. Destruindo biografias de históricos membros do seu partido, atropela quem estiver atrapalhando seu projeto de poder, que por sinal, não é fácil de ser entendido. Será mesmo vantajoso para o nosso Diminuto Líder defender José Sarney e se aliar a Collor, Renan e Cia? O Congresso partiu para o recesso literalmente paralisado e isso certamente não interessa ao governo. Com o controle de todos os cargos na CPI da Petrobrás, melhor seria parar de criticá-la, transformando-a em comissão chapa branca. Com o controle do PMDB, seria melhor convencer Sarney a sair, usando esse controle para assegurar a presidência do Senado para alguém de confiança. Não dá para entender a preferência de Lula pelo desgaste. Mais parece que o Presidente busca o desafio de mostrar que pode fazer o que bem entender sem afetar sua popularidade e sua capacidade de criar e fazer seu sucessor. Parece que Lula prefere viver perigosamente e isso, em política, não parece o melhor caminho.

Enquanto isso, a mídia não consegue enxergar o que vem passando pelo Congresso, na surdina, como a criação da PREVIC, órgão que vai esvaziar a Secretaria de Previdência Complementar, sustentado por contribuições dos próprios Fundos de Pensão e que empregará um exército de companheiros em mais de 300 cargos comissionados. Isso é escandaloso, mas Sarney atrai todas as atenções e ninguém presta atenção nessa e em outras barbaridades. Após aparelhar todas as agências reguladoras, o governo agora vai implementar um sistema único de fiscalização, formado pelo mesmo time que hoje controla os Fundos e as estatais patrocinadoras. Assim, os participantes dos Fundos de Pensão vão passar a pagar os salários da companheirada, que vai fingir que fiscaliza aqueles que fingem ser fiscalizados.

E quem reclama? Ninguém, pois estamos ocupados com o motorista de Roseane e os empregos do resto da família mais importante do Maranhão. Realmente Lula se esqueceu que sua Pizzaria não tem concorrente.

Nenhum comentário: